07 junho 2011

maratona de São Paulo - a desistência

Há várias maneiras de se dar uma notícia. Numa delas você dá a notícia de cara e pronto. As explicações, secundárias que são, seguem após. Em outra, o narrador vai contando aos poucos, como que dando pistas e o leitor vai ligando os pontos, estabelecendo uma conexão, e por si próprio chega a uma conclusão. Prefiro a primeira.

Não irei correr a maratona de São Paulo!

Conversei com amigos sobre minha participação na prova e a intenção de apenas brincar, ou seja, correr sem intensidade. Salvo raríssimas exceções, as reações variaram entre sorrisos irônicos e gargalhadas abertas. A quem quero enganar? Todos, sem exceção, duvidaram que eu conseguisse correr de maneira não competitiva.

Assim, reuni minha equipe multidisciplinar, formada pelo meu técnico, meu treinador, meu fisioterapeuta, meu manager, meu psicólogo e meu psiquiatra, todos, obviamente, personificados em mim mesmo (risos) e respondi as questões sobre a prova antes de chegar a conclusão final.

As respostas foram óbvias. Não tenho condições de concluir a prova em um tempo que considero razoável. Não estou interessado em ‘completar’ mais uma maratona, já corri uma dúzia e isto não me acrescentará em nada. A teimosia e insistência na participação poderão afetar minha performance nas provas em que realmente tenho objetivos.

Resumo da ópera: farei esta semana de transição e na próxima começarei a preparação para as meias Asics golden  four São Paulo (07/08) e Buenos Aires (11/09). Até lá.

11 comentários:

  1. Estou de acordo. Acho que vc só estava esperando o momento certo para dar a noticia, pois vc mesmo sabia no fundo que esta prova deveria ficar de fora. Como disse, não vai te acrescentra nada, vc não está perdendo nada e outras dezenas virão com vc em perfeitas condições...
    Decisão acertada. parabéns pela sabedoria em ouvir os amigos.

    wwww.lucy-justrun.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pelo pouquíssimo que te conheço posso concluir que esta é a decisão mais correta. Vc não é um atleta que vai numa maratona para brincar. Ou faz direito ou não faz! Abcs.

    ResponderExcluir
  3. Tudo na vida deve ter sua prioridade, até para a nossa paixão que é a corrida. Se você prioriza determinada prova, concentre-se nela. As demais só irá atrapalhar. Que bom conhecer mais um amigo corredor e bem determinado.
    Abraços e já estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  4. melhor decisão que poderias ter tomando! Às vezes forçamos por estar com muita vontade de correr mesmo sabendo que não estamos no nosso melhor tempo...

    Abraço
    Tiago Antunes
    www.vodoismax.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Putzzzz até que enfim.. tomou uma decisão certa! Agora segue aquele roteiro que lhe disse: Descanso de verdade, recuperação física e mental, planificação de treinamentos, reformulação nutricional e boa sorte! abçs

    ResponderExcluir
  6. É mesmo assim Cesinha, se essa não dá então siga para a próxima, vamos a isso!

    Bons treinos!

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Cesinha:

    Só você mesmo para avaliar se vale a pena correr esta maratona ou não...

    Uma vez tomada a decisão, está é a correta !!!

    Abs
    Fábio
    http://42afrente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Bem como sou teimoso, e ja me surpreendi quando fisicamente estou bem mas meu psicológico não esta na mesma intensidade e fui pra corrida e percebo que as vezes o psicológico precisa de um tranco e no final das contas deu certo a decisão de correr !!! dentro da maratona ocorre isto o tempo inteiro vai persiste logo mais esta em ferias escolares !!!

    ResponderExcluir
  9. Amigos e amigas,
    Tomei a decisão não porque não conseguiria correr a maratona. Longe disso. Desisti de corrê-la por não ter condições de finalizar dentro de um ritmo minimamente digno.
    Abs a todos e todas e obrigado pelos coments.
    Cesinha

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Cesinha!

    Eu respeito e compreendo sua opção, você esta correto em escolher a dedo as maratonas em que vai ter certeza de obter um ótimo tempo, de preferência um sub 3, pois "se é para entrar na chuva é para se molhar", risos.

    No meu caso virei ultramatonista por necessidade e toda e qualquer maratona que tiver oportunidade de correr serve de treinamento, e esta de São Paulo é sem dúvida onde vou encontrar o maior número de clientes, vou participar dela para comemorar minha 30ª maratona, nos vemos na Maratona de Buenos Aires ou antes.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  11. Pinguim,
    Boa sorte e boas fotos na maratona Sp.
    Gde Abraço
    Cesinha

    ResponderExcluir