09 novembro 2010

maratona de curitiba: quebro, mas não afino!

Fugindo do calor tropical, obtive meus melhores tempos em provas longas no exterior. Mas em situações muito distintas.

Em 2004, na maratona de Paris, estava voando. Extremamente bem treinado, fazer aquela maratona abaixo de 3 horas não passava de obrigação. E assim a obviedade se deu: fechei a prova em 2:57:33. Prova corrida dentro de extremo conforto, na mesma tarde me permiti visitar o Louvre. Analisando os números, o resultado foi excelente, afinal tratava-se de romper pela primeira vez a barreira das 3 horas. Entretanto, o que o resultado não mostra é o como a prova foi corrida. Tendo possibilidade de fazer um resultado muito mais rápido, me apequenei. É isso mesmo. Quando se pode mais e se insiste num resultado burocrático, a boa dose de covardia é comumente nomeada de bom senso ou ‘cabeça’, mas trata-se, sem a doçura das letras, de apequenar-se.

Seis anos e alguns meses depois, em 2010 encontrava-me em Buenos Aires para a disputa da meia maratona local. Lá, não tendo treinado tanto, tampouco tendo a juventude dos tempos idos, sobrou-me coragem e fechei a prova em 1:23:25. Naquela manhã, não conseguiria correr nem mesmo 1 segundo mais rápido, busquei o limite o tempo todo e, como um elástico prestes a estourar, estiquei até onde deu. Agigantei-me.

Sábado passado, durante um longo de 36 km, comentando sobre as duas provas, confidenciei aos amigos o que pretendo fazer na maratona de Curitiba (se o clima permitir): completar abaixo de 3 horas. Missão quase impossível, dado o treinamento e a condição atlética atual, mas se tenho alguma certeza em relação a esta prova, é que não irei me apequenar. Quebro, mas não afino!

22 comentários:

  1. Cesinha, Vai na fé que a parte mais dificil vc já dominou, A Cabeça! Tá no caminho certo e eu dou o maior apoio, afinal os treinos foram bem feitos e vontade nao te falta, o caminho vc já conhece, agora é torcer para o dia 21 estar perfeito para uma boa corrida.
    Abraço
    To na torcida!
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  2. Colucci,
    Valeu, brother! #tamojunto
    Abs
    Cesinha

    ResponderExcluir
  3. Cesinha,
    esse tempo é coisa de gente grande. Vai com vontade que você chega lá. Se não der, vai ficar a certeza de ter tentado. Se é isso que te motiva no momento, é isso que você deve buscar. Boa prova!
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sergio,
    Obrigado pelo coment. O pior é que sei que devo quebrar lá pelo km 35, mas insisto na loucura.
    Abs
    cesinha

    ResponderExcluir
  5. Serginho (da Runner´s ?)
    Quebro, mas não afino. Tá dado o recado!
    Abs, maninho
    Cesinha

    ResponderExcluir
  6. Cesinha olha só que coincidencia em 2004 eu voava nas pistas também, estava bem preparado pois em 2004 na Maratona de Curitiba foi que eu terminei em 2h 50min meu recorde em maratona até hj camarada, parabéns pelo recorde que vc detem ainda e desde ja lhe desejo boa preparacao para a maratona de Curitiba se vc treinou certinho vc consegue sim terminar em menos de 3 horas, estarei torcendo por vc...
    Vc me perguntou sobre as meias de compressão que eu usei no último domingo em uma corrida aqui no Rio, elas ajudam sim para longas distancias, já ouvi dos experientes corredores que para curtas distancias elas nao ajudam, para eu que corro longas com certeza ajuda, pois ela comprime bastante as perna e ajuda a nao se lesionar o ideal e ter dois pares uma para quando for correr longas distancias e outra para colocar e descansar e inclusive ela remove o acido latico, me passe o seu email para jmaratona@jmaratona.com que te explico melhor de como adquirir elas.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  7. Jorge, valeu.
    Já mandei o e-mail. ;)
    Abs
    Cesinha

    ResponderExcluir
  8. Vai Cesinha! Você é fera! Faz as contas ai, planeje o ritmo, e pisa fundo! Excelente texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Correr é tirar uns coelhos da cartola de vez em quando também, Cesinha. Tornar possíveis as missões aparentemente impossíveis. Conseguir, é com você. Mas torcer pra isso, a gente vai, ah, vai! Muito boa sorte nessa sua meta!

    Obrigado pela visita e pelas palavras a respeito do meu site, que me deixaram feliz e honrado. Fã sou eu, cara!

    Um abraço!

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  10. oi, césar!!!

    adorei seu post!!!
    acho que é isso mesmo, quando a gente sente que fez o melhor, o máximo, que não seria possível suar nem mais uma gota, o resultado vem como um prêmio, um troféu!!!

    vai com tudo, césar!!!
    você tem bagagem, histórico, perna, fôlego, e coragem, muita coragem, pra se desafiar e encarar o desafio;)

    não vou pra curitiba, farei uma prova aqui em sampa, um desafio, dias 20-21/11... mas estarei torcendo muito por você!!!

    abraços!!!

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Léo,
    Obrigado pelo incentivo.
    Abs
    Cesinha

    ResponderExcluir
  12. Fábio,
    Obrigado pelo coment e tomara que eu consiga tirar mesmo esse coelho da cartola...
    Abs
    Cesinha

    ResponderExcluir
  13. Elis,
    Obrigado pelas palavras, vc sempre tem me incentivado...Uma pena vc não ir à Curitiba, está tão preparada. Fica para a Próxima
    Bj
    Cesinha

    ResponderExcluir
  14. Cesinha, é por aí mesmo. Vai com "sangue nos olhos". A chance de você conseguir um sub 3h é grande. Acompanho seus treinos há meses e você está pronto. Se vai conseguir, só saberemos no dia. Agora, pelo menos, terá uma certeza: fez o que podia. Agora, se quebrar, quem sabe eu não te passo..rs
    Abraço
    André Savazoni

    ResponderExcluir
  15. Cesinha, você é fera cara! To na torcida e gostaria muito de qualquer dia desses fazer uma Maratona dessas contigo. Você tem muita disciplina e garra por isso pensa como gente grande que é. Boa sorte garoto!

    ResponderExcluir
  16. Vamos a isso Cesinha! Essa maratona abaixo de 3h vai ser coisa grande mas não desistas que sem duvida alguma irás conseguir!

    Força nessas canetas!

    Abraço!
    eRui

    ResponderExcluir
  17. André,
    Vc me passará com certeza! rs..
    Abraço
    Cesinha

    ResponderExcluir
  18. Zé,
    Obrigado pelo incentivo.
    Abs
    Cesinha

    ResponderExcluir
  19. Rui,
    Obrigado pela força.
    Abraço
    Cesinha

    ResponderExcluir
  20. Cesinha, você está certo! É melhor você tentar algo que te dê satisfação, ainda que signifique um risco maior de quebra, do que fazer uma prova burocrática que não irá acrescentar muito ao seu currículo.Além disso, se você fizer abaixo de 3 Hs, o almoço vai ser por sua conta!

    ResponderExcluir
  21. João, rs..rs...rs...então, tá! abs

    ResponderExcluir