27 outubro 2010

track and field 30k

Esta prova era muito mais que um simples treino, pois iria definir o futuro da temporada. Estava sendo decidido ali se correria ou não a maratona de Curitiba (leia post anterior). Então, eu teria que corrê-la do jeito que mais gosto: sob pressão.

Chegamos, eu, minha esposa Andressa e meu filho Luís Felipe, cedo ao Iguatemi, estacionamos o carro e fomos direto ao espaço criança. Lá ficaram o pequeno (com direito a camiseta do evento) e a mamãe.

Encontros
No guarda-volumes encontrei o pessoal do twitter (@FabioNamiuti, @jussaratuma @andretuma, @dionello1, @PaulinhaCoghi, @vamoscorrendo entre outros). Na arena da prova encontrei, ainda, o @marcoboss e os amigos corredólatras: Dego, Nei, Ricardo, Ana e Silvana. Antes da largada conheci o Alessandro, que é seguidor deste blog e batemos um papo rápido.

Se você, nos últimos 2 anos esteve passando uma temporada em Marte e, está achando alguns nomes um tanto esquisitos, eu explico: no twitter (rede social de microblogs) as pessoas se (re)conhecem pelos usernames, daí as arrobas.

Percurso
A prova é composta de 4 voltas de 7,5 km no entorno do shopping iguatemi, mesclando subidas e descidas e pouquissímos trechos planos. Há, ainda como dificultador, uma grande quantidade de hairpins.

Largada
Faltando 20 minutos para a largada, ao tentar iniciar o Garmim, percebi naquele momento que meu gadget sofrera um apagão. Disparei em direção ao espaço criança, na esperança que a Andressa estive com algum relógio esportivo. Por sorte ela estava, pedi emprestado e fui para a largada. Não sabia operar aquele modelo (timex i-control) e não daria tempo para aprender, então por segurança, decidi apenas iniciar o cronômetro na largada e finalizar na chegada. Enfim, como nos velhos tempos, teria que “correr no escuro”, sem a ajuda preciosa do pace maker. Aqueci até os últimos minutos, pois intentava largar forte, e fui largar próximo do @marcoboss (o que tem virado rotina nas provas longas pelo Brasil afora). Batemos um papo rápido, nos desejamos boa sorte e largamos.

1ª volta (30:40) - nublado
Larguei forte e fui avaliando os adversários. Somente neste momento percebi quem eram os atletas solo (sem pulseira), e os atletas do revezamento em duplas (pulseira preta laranja) e os quartetos (pulseira laranja preta). Nesta volta tudo correu bem e fiz um reconhecimento dos postos de hidratação e do percurso.

2ª volta (30:48)parcialmente nublado
À medida que ia correndo naquele sobe-e-desce sem parar e nos inúmeros hairpins da prova, o cansaço começou a chegar, mas completei sem maiores problemas.

3ª volta (31:08) – sol
Nesta, um diálogo curioso logo de início. Corríamos, disputando posição, eu, um senhor mais velho, que se autonomeava “Pangaré”, e um jovem “fantasiado” de triatleta.
Pangaré (em tom de ironia) para o triatleta: ----“Agora é que vamos ver quem é quem. Está na hora de separar o trigo do joio!”
Triatleta (exausto): ----“Vamos ver...”
Eu (que estava a uns 3 metros atrás da conversa, acelero encostando no Pangaré, em tom de ironia): ---- “Então eu vou aqui (lado a lado com ele), porque eu sou trigo!”
Bastou chegar à seqüência de subidas mais fortes, que despachei ambos, mas já sentindo o cansaço chegar cada vez mais rápido.

4ª volta (32:07) – sol de rachar!
Olhei pro relógio, fiz umas contas rápidas e vi que ainda daria para tentar concluir abaixo de 2h05. Faltou combinar com as pernas e o coração (risos). No início da volta, já comecei a sentir que teria problemas, mas mantive o ritmo. Na seqüência mais forte de subidas me ví obrigado a caminhar por alguns metros. Caminhava uns metros e voltava a correr forte, para não perder muito tempo. A única coisa que temia é que a musculatura ‘travasse’, o que felizmente não aconteceu. Fechei em 2:06:13.

Se você não fugiu das aulas de matemática no primário, já deve ter percebido que as contas não batem, a soma dos tempos das 4 voltas não corresponde ao tempo final, mas esses são os dados oficiais da prova. #estranho

Terminei a prova exausto, contrariado por ser obrigado a andar na última volta, mas bastante feliz com o resultado obtido. Se a prova era um teste pra Curitiba, eu passei!

Resultado líquido: 2:06:13  Classificação individual geral: 14º / categoria M40-44: 4º

24 comentários:

  1. Boa Cesinha!

    Pra quem tava com dúvidas, foi um tempaço hein!

    Faltou contar pra gente onde ficou o tiozinho pangaré e o aspirante a triatleta! rs O cara tava de macaquinho de triatleta, é? Só se de lá ele fosse cair direto numa piscina!

    Isso quer dizer que Curita tá confirmadíssima?

    Força!!!

    Abs,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  2. Oi Shigueo,
    Ctba tá confirmada, ao menos até a próxima crise (risos).
    O Pangaré, que é um senhor da categoria da M60-65 fechou em 2h08 na 16 posição geral, uma a frente do 'triatleta'.
    A fantasia do rapaz era completa, incluía, além do macaquinho e pernito, viseira, óculos e outros badulaques. rs...

    Gde abraço!
    Cesinha

    ResponderExcluir
  3. Aehhhh Parabéns ...
    Novamente voou baixo Garoto !!!
    E correr em Campinas com calor é punk, só guerreiros como você !!!

    Parabéns e Sucesso Sempre !!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Cesinha! Resultado excelente, ainda mais levando em consideração o calor e as subidas a granel. Devidamente aprovado no teste campineiro, que venha então Curitiba! Ficarei na torcida para que você faça mais uma ótima maratona por lá.

    Satisfação em revê-lo antes e durante a prova. Obrigado pela visita e comentário em meu relato. Grande abraço e até as próximas!

    Fábio Namiuti

    ResponderExcluir
  5. Fábio,
    Valeu pela força e pelo comentário. Na próxima visita deixe o link para seu blog, que é, sem dúvidas,o mais completo da blogsfera.
    abs,
    Cesinha

    ResponderExcluir
  6. Cesinha,
    Antes de mais nada, foi um prazer te encontrar antes da prova, ainda que tenha sido tão rápido.. e uma pena não termos nos visto no final.. Aliás, eu ficava, nos "vai e vem" do percurso, procurando todo o pessoal, até como uma forma de distrair a cabeça, mas você eu só consegui ver de longe, quando eu já tinha terminado meus 15km e estava na função fotógrafa do André.. você estava terminando, e ele, entrando na última volta.

    Ahh uma coisa (como se fosse importante!!haha) as pulseiras laranja eram da dupla, e as pretas, do quarteto!

    Sobre o clima, eu bem que conversei com São Pedro, e ele até que me ouviu, pois esses "nublado" e "parcialmente nublado" foram justamente enquanto eu fazia meus 15km!

    Adorei a prova, apesar do percurso pesado, e esse seu tempo não deixa dúvidas de que seu desempenho na Maratona de Curitiba será excepcional!

    Boa sorte lá, e parabéns pelos 30k!

    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Jussara,
    Foi muito legal conhecer vcs. O André até tentou me motivar qdo passou por mim e eu já estava caminhando, mas estava difícil...
    Peço desculpas por não ter ficado para o almoço, mas o Luís Felipe estava super irritado, com sono ou talvez pelo calor, e achamos por bem irmos embora. Ainda passei no local combinado, mas não vi ninguém. Fica pra próxima.
    Obrigado pela informação das pulseiras, irei fazer a correção no post.
    Gde Abraço!
    Cesinha

    ResponderExcluir
  8. Fala amigão parabéns pela prova !!
    E boa sorte na proxima !!

    Um abraço !!

    Romildo freitas

    ResponderExcluir
  9. Como sempre, voando!
    Mandou muito bem na prova, então que venha Curitiba no teu calendário e que você complete com o mesmo louvor de sempre.
    Já viu tua revista da GOL "ao vivo"?
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  10. Romildo,
    Obrigado pela visita e pelo comentário, na próxima deixe o link do seu blog, por favor.
    Gde Abraço.
    Cesinha

    ResponderExcluir
  11. Rê,
    A maratona de Curitiba é muito legal, muito díficil, é verdade, mas eu a adoro. Agora que vc tomou coragem e decidiu correr os 42k, inclu-a no se calendário, que vale a pena. ;)
    Qto a revista, ainda não a vi, estou ansioso...
    Bjs
    Cesinha

    ResponderExcluir
  12. parabéns, césar!!!

    não vai ter tempo pra crise até a maratona de curitiba, não;)

    você vai é melhorar cada vez mais!
    estarei na torcida!

    abraços!

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Elis.
    Curitiba tá ficando cada dia mais próxima, acho que não vai rolar mais nenhum desânimo, não.
    Valeu a força!
    Bjs
    Cesinha

    ResponderExcluir
  14. Boa Cesinha!
    Tá voando como se costume. #aisim
    Sua revista está aqui reservada.
    Curitiba acho que não irei não. Lá eu não quer quebrar, gostei muito para guardar uma recordação ruim. Tô mais de mês sem treino... Dureza
    Vai lá e detona junto do @marcoboss.
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  15. Colucci,
    Valeu! Guarde, por favor, a revista. depois combinamos como eu farei para pegá-la.
    Abs
    Cesinha

    ResponderExcluir
  16. Cesinha,
    Parabéns pela performance! uma belo resultado! Que venha Curitiba!
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. segio,
    Obrigado pela visita e pelo comentário. Valeu a torcida.
    Abs,
    Cesinha

    ResponderExcluir
  18. Po Cesinha apesar dos contratempos vc mandou super bem neste 30K, fizeste um ótimo tempo, caracas 14 na geral e 4 na faixa, tu nao e fraco nao hein, quer saber com certeza vc já está preparado para a Maratona de Curitiba, pois aliás e nesta maratona que eu detenho o meu recorde em Maratonas até hj, foi lá que eu conseguir fazer em 2004 os 42Km 195mts 2h 52min, muitos dizem que nao gostam do percurso de lá que é dificil, pois eu nao achei...A medalha é show de bola, boa sorte em Curitiba...Parabéns...

    Obrigado pelos elogios e quanto ao Tenis Cumulus 11 e showww de bola mesmo.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  19. Jorge,
    Deus te ouça, meu amigo! E que venha Curitiba!
    Abs
    Cesinha

    ResponderExcluir
  20. FELIZ EM TE CONHECER PESSOALMENTE E PARABENS PELO TEU ESFORÇO NO 30 KM UP-DOWN , EU CONFESSO QUE SENTI O CALOR DA ULTIMA VOLTA E CHEGUEI A CAMINHAR TAMBEM NO FINAL DA MAIOR SUBIDA APOS O PEQUENO TUNEL E TIVE MEDO DE TRAVAR DEVIDO AO CALOR , MAS COMO A SEMANA FOI UM DESASTRE DEVIDO A MINHA FILHA ESTAR DOENTE ... NA CORRIDA AGRADECI DE TER CONCLUIDO E FIQUEI COM O CORPO COM DORES DE MARATONA TUDO JA RECUPERADO ... CORRIDA RECOMENDAVEL PARA ENFRENTAR PSICOLOGICO EM MARATONA E BATE MEU RECORDE DE INGERIR ISOTONICO POS PROVA !!!!

    ResponderExcluir
  21. Alessandro,
    Foi muito legal te conhecer. Antes de tudo, obrigado pelo incentivo durante a prova.Valeu mesmo!
    Enquanto estava um clima mais suportável deu pra correr até bem, mais depois o calor pegou todo mundo...Mas parabéns por ter concluído. Isso é o que importa.
    Espero que sua filha esteja bem.
    Na próxima visita deixe o endereço do seu blog.;)
    Abs
    Cesinha

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Cesinha, sou seu fã! É sempre bom passar por aqui pra ler seus posts que são ótimos, parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Gde Zeqcorre!
    Obrigado Zé! Valeu mesmo.
    Abs
    Cesinha

    ResponderExcluir