28 abril 2010

predição de resultado em maratonas

A preparação para a maratona está chegando ao fim, e vem a pergunta: Qual será meu tempo final? Mesmo com alguma experiência é difícil prever. E você, sabe como estimar o seu desempenho em uma determinada maratona?

Existem alguns métodos de predição de resultados em maratonas, mas desde já cabe um esclarecimento: esses métodos foram desenvolvidos para condições ideais de prova, ou seja, clima frio e percurso plano. E os métodos inferem que o atleta não tenha tido nenhum contratempo, tenha descansado, dormido e se alimentado corretamente, além de estar bem preparado em todos os aspectos (físico, técnico, tático e mental). Usarei a mim mesmo como exemplo, pois estou treinando para a maratona de Porto Alegre, e recentemente corri duas meias, a de SP em março (1h27:57) e a da Corpore em abril (1h27:23). Feitas as ressalvas e algumas explicações, vamos aos testes:

1- McMillan’s Long Distance Race. Essa predição é bastante simples, basta dobrar o tempo obtido recentemente em meia-maratona e acrescentar 5 minutos, para atletas de performance ou 7 minutos para os demais . No meu caso, 1h27 x2 + 7 minutos, teríamos algo em torno de 3h02.

2- Tim Noakes Long Distance Race. Transforme o tempo obtido na meia em minutos e multiplique por 2.11 Neste caso teríamos como resultado algo em torno de 3h04.

3-  B. Yasso 800s by Runner´s World. Restando 10 dias para a maratona, execute em pista, 10 tiros de 800 metros tendo como intervalo o mesmo tempo obtido no tiro anterior. A média obtida nos tiros será “transformada” no resultado provável. Fiz esse teste quando do treinamento para a maratona de Curitiba em 2009, e confesso que a predição era irreal. Vejamos: 10 x 2:52 = maratona em 2h52.

4- B. Yasso 800s corrigido por McMillan. Ao teste apresentado anteriormente, acrescente 5 minutos. Então, por essa predição, fecharia a prova em torno de 2h57.

Há outros métodos , alguns propostos pelo próprio McMillan, como o Fast Finish Long Run, mas o mais importante, para uma predição segura é fazer uma análise da planilha de treinamento executada durante o ciclo e apostar, no caso dos maratonistas experientes, no próprio feeling.

Abraços.

Fonte:
http://www.mcmillanrunning.com/
http://www.runnersworld.com/

2 comentários: