24 novembro 2009

maratona de curitiba - relato da prova


No domingo, como de costume nas maratonas, acordei bem cedo. Na verdade, fui acordando toda a madrugada e olhando, pela janela do hotel, pro céu curitibano. Para meu desespero, a cada hora, sumiam as nuvens e apareciam as estrelas. Parece poético, não? Mas para maratonistas é uma visão do inferno, porque se anunciava um sol escaldante. E assim foi! Meu corpo exibe agora uma "regata permanente".

Então, após os procedimentos de praxe, desci ao lobby para tomar meu café. Encontrei meu novo amigo, que conheci via twitter, Marco Bosseto e sua esposa. Marquinho iria estrear na distância, mas aparentava uma calma de veterano. Logo chegou a Yara Achoa, que também conheci via twitter, e gentilmente nos cedeu cápsulas de sal. Peguei duas. A Yara insistiu para que pegássemos mais, mas educadamente recusei. Devia ter pego!

Nos despedimos e desejamos boa sorte. Subí ao quarto e ainda ajudei a minha esposa Andressa a dar banho no Luís Felipe, que tinha acabado de acordar. Estava muito sereno  e tranquilo como nunca.

Luís Felipe, despedindo-se do papai

ainda no hotel, todo confiante...
Partí em direção a largada as 7h25. No caminho encontrei com as mulheres que tinham começado a maratona, pois a largada feminina ocorre meia hora antes da masculina. Aqueci pouco, somente um trote, acompanhado pelo Marco e seus colegas da equipe do Adriano Bastos.

O sol já estava forte, então lembrei das palavras do amigo Sérgio Rocha, com quem tinha conversado longamente na quinta a noite, antes da partida à Curitiba. Resolvi que iria correr com tranquilidade e chegar bem, independente do tempo final. Assim, me posicionei no gate bem lá atrás, porque queria ter a sensação de ir ultrapassando outros corredores ao longo do percurso.

A medida em que os kms iam passando, ia "escutando" meu corpo, no sentido de não incorrer no mesmo erro de 2007. Então, como corri com GPS, a cada 5kms avaliava o pace.

Incrivelmente, já no km3 tive de fazer um pit-stop de xixi (risos) e segui a diante. Fui tomando um sachê de carboidrato, em média, a cada 40-45 minutos. Na altura do km15 avistei o Adriano Bastos caminhando em direção à largada. No primeiro posto de esponja encontrei a Yara Achoa, a incentivei e seguí minha prova. Na meia maratona tomei minhas cápsulas de sal ( Só Deus sabe como queria ter outras...). No km25 passei pelo 'Seo' Arlindo, maratonista veterano de Jundiaí, para no km32 "bater um papo" com o Branca (treinador da Branca Fitness). A partir do km 38 começei a me sentir muito cansado, talvez fruto da quantidade de sais minerais que perdí, e o rendimento caiu. Fechei em 3h18.
                                        
meio acabado na chegada...

mas muito feliz!
Tinha combinado com minha esposa que pegaria meu filho próximo a chegada, porque queria terminar com ele no colo. Mas ele acabou dormindo e não deu certo. Fica pra próxima.
                                        
Luís Felipe 'nanou' e não viu o papai lesma chegar...

Tempo líquido: 3h18:57 classificação geral: 249º/  classificação cat. (M3539): 52º


2 comentários:

  1. Parabens Cesinha, um belo tempo. Tive alguns imprevistos (caimbras) mas foi tudo administrado de acordo com o possivel. Por ser a 1ª o resultado foi muito positivo, acreditava que dava para ser melhor pois estava muito bem até o 28K apartir dai começou a pesar tudo ate chegar a maldita caimbra no 34K e andar até o 36K depois foi trote para finalizar em 4h05. Me espera na proxima (POA), não sei se te acompanho mas o meu resultado será melhor. Abs...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marco.
    Tenho certeza que na próxima você correrá melhor.
    Abraço.

    ResponderExcluir