22 setembro 2011

recuperação

"É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração..."
V. de Moraes

Havia decidido (e publicado) que somente voltaria a postar quando da minha completa recuperação mas, atendendo aos pedidos deixados nos comentários do post anterior, resolvi compartilhar minhas experiências na busca da reabilitação. Desde o dia 17/08, quando fechou-se o diagnóstico da minha lesão, tenho percorrido  maratonas entre clínicas e consultórios. Aprendi muita coisa, em especial que a recuperação será lenta!

Um pouco do processo
Quando se fecha o diagnóstico de discoartrose confesso que é bastante assustador. A primeira coisa que se aprende é que não há cura e sim controle, e que a lesão pode mudar de grau, ou seja, piorar. Depois, com calma, vai-se acostumando com idéia.

Neste período estive em quatro consultas médicas, pois queria ouvir várias opiniões, fiz duas avaliações fisioterápicas, uma avaliação postural, dezesseis sessões de fisioterapia clínica, cinco sessões de acupuntura, quatro sessões de RPG e três sessões de fisioterapia funcional (um misto de técnicas Mczenzie, Pilates e fortalecimento dos músculos multifídeos).

Médicos - Tanto o Ortopedista especialista  em coluna, quanto os demais repetiram quase que as mesmas coisas: "que se tratava de um processo degenerativo em estágio inicial, que conseguiria me recuperar... mas que não achavam boa idéia voltar a treinar/correr competitivamente"

Fisioterapeutas - Estas me animaram bastante, já reabilitaram pessoas com diagnósticos muito piores que o meu. Sempre disseram "que eu ficaria completamente sem dor e voltaria a correr".

Cada organismo funciona de um jeito e aqui relato apenas as minhas impressões, o como e o que senti sobre cada tratamento/técnica utilizada. Não há nada de científico, são apenas, ressalto, as minhas impressões:

- Acupuntura - é lenta demais pro meu gosto e serve apenas como analgesia;
- Fisioterapia clínica (laser, ultra-som, infra-vermelho, eletroterapia) - excelente na fase aguda, atua como analgésico e antiinflamatório e ainda na cicatrização do tecido. Após a fase aguda, quando já não estava com dores contínuas sua importância foi bastante reduzida;
- RPG - a técnica é excelente, embora muito estática, ajuda na descompressão do disco.
- Fisioterapia funcional - cheguei a este mix de técnicas já num estágio quase assintomático (sem dores) e achei as sessões bastante apropriadas para atletas. O uso do lumbar roll constantemente faz parte desta técnica.
- Mesa de descompressão, Quiropraxia e Ozônio ainda não testei, mas se for preciso...


Dor (sempre ela)
Na primeira semana sentia dores continuamente o dia todo, 24 horas por dia. Aos poucos, com os procedimentos, fui alternando poucos momentos sem dor durante o dia todo. A partir da segunda semana, fui alternado horas com e sem dor, até chegar o momento que passei um dia todo sem dor. A partir daí foi ao contrário da primeira semana, o dia todo sem dor, com apenas alguns momentos de dor. Minha fisioterapeuta relatou que essa percepção é porque estou no período de cicatrização. Lí em diversos artigos que a recuperação se dá, em média, em 12 semanas e que o ânulo rompido fibrosa novamente (ocorre uma cicatrização fibrosa no local). Mas a degeneração causada pela desidratação é permanente, não tem volta. Rumo a recuperação total!

8 comentários:

  1. Cesinha, minha esposa em um ano curou uma hérnia de disco. O caso dela era de imobilidade completa. O estado que eu a vi numa noite eu não desejaria ao meu pior inimigo. Hoje ela está completamente curada. Você vai encontrar o seu objetivo! Força ai cara! Abcs!

    ResponderExcluir
  2. Léo,
    Que boa notícia, meu amigo! Espero estar bem daqui um tempo também.
    Grande Abraço,
    Cesinha

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Como te falei no post que vc queria te abandonar aqui, quando nào disse que iria lhe dar tchau e sim até breve, qeu bom que voltou a postar, seja bem vindo camarada, poste sim a suas evoluções compartilhando conosco pq muitas pessoas poderão ser ajudadas através de seus posts...
    Boa recuperação,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Cesinha, força, confiança e paciência... no final tudo dará certo!!!

    Boa recuperação!!!!

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Poxa que bom ver otimismo, e saber que vai ficar bem por completo , é engraçado mas isto realmente nos amadurece muito , graças a Deus as corridas se repetem e voce vai poder desfruta-las novamente, assim como estou acompanhando o Léo e tambem estou torcendo pra ele tambem, ja tive lesão fiquei 06 meses sem correr (parecia que tinha amputado minhas pernas cheguei a este ponto emocional) mas é isso ai . Volte logo !!

    ResponderExcluir
  6. Cesinha... como vc sabe se tem um cara que corre com dores - e isso desde 2005 - sou eu! Só que aprendi,acho, a lidar com ela.Nesse ano planejei as poucas e únicas corridas que iria realmente me dedicar. FUNCIONOU. Hj é meu segundo dia de treinamento depois de 30 dias só tratando, fazendo acupuntura etc. O que lhe digo para você mentalizar é - VOCÊ NÃO VEIO AO MUNDO DOENTE. ESSE MOMENTO É SÓ UMA PASSAGEM ONDE DEVE-SE OBSERVAR MAIS. AS DORES SERÃO VENCIDAS A VITÓRIA SOBRE ELA ESTÁ EM SUA MENTE.É assim que penso! Boa Sorte... domingo será a Meia das Pontes - lembra-se foi lá que nos conhecemos.

    ResponderExcluir
  7. Cesinha, força aí, meu velho!
    A dor ninguém merece. Conheço um bom ortopedista, que é maratonista. Caso queira outras opiniões me avise.
    Abração!
    Joel Leitão

    ResponderExcluir
  8. Amigos,
    Obrigado pela força. Com certeza darei a volta por cima e voltarei!
    Abs,
    Cesinha

    ResponderExcluir