08 agosto 2011

asics golden four sp: nem tudo que reluz é ouro!

"Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução."
Drummond


Quem convive comigo ou acompanha este blog já sabe que estou baleado. Desde a última prova, a corrida Nova Nove 10k fiz apenas 3 treinos (todos trotes), mas mesmo assim como já estava inscrito na meia da Asics desde abril resolvi correr a prova. Não estava treinando, por isso resolvi que iria apenas trotar, correndo no ritmo de 4:30/km. O que para muitos poderia parecer piada (ou provocação) era minha verdadeira intenção, dada as minhas condições.

Acontece que não me preparei mentalmente pra prova, afinal iria só trotar, e isso foi um erro grave. Realmente não acredito que teria maiores problemas se corresse no ritmo proposto, mas ao começar o aquecimento o meu lado competitivo (este sim, conhecido de todos) se sobrepôs a qualquer lampejo de razão. Aqueci como se fosse competir pra valer, trotando e me "pilhando" e logo fui para o gate da elite B. Lá chegando encontrei os mesmos amigos de sempre e parecia até piada quando tentava explicar que estou com um problema nas costas e que só trotaria. Não deu outra: logo no primeiro km (3:43) já antevi o que iria acontecer, até tentei diminuir, passando o km 2 (7:52) mais fraco. A falta de treino e a saída em ritmo incompatível começaram a cobrar a conta já no km 7 (29:15), mesmo já tendo diminuido bastante o ritmo. Nos kms seguintes me arrastei, ora mais rápido ora mais lento e fechei a prova em 1:36:23, que de trote não teve nada. Foi uma tremenda burrice e descontrole (emocional, inclusive) isso sim.

Mas vamos ao lado bom da coisa. Consegui terminar a prova sem maiores problemas e não estou com dores insuportáveis. Consegui retribuir os incentivos dos amigos, que sempre gritam meu nome nas passagens das provas e ainda revi vários amigos na tenda twittersrun.

Apenas como curiosidade, ao chegar em casa resolvi confirmar nos meus arquivos o que já imaginava. Havia feito meu segundo pior tempo histórico em quase 30 meias, só superando minha marca de estréia. Segue o enterro.

Resultado líquido: 1:36:23  Classificação Geral: 385º  Classificação M4049: 116º

9 comentários:

  1. Caro CESINHA... Não faça isso... não é sua 2ª pior marca porque simplesmente vc disse e afirmou a todos que irira "treinar" ou "trotar".Cada vez que vc julga um resultado você se enrosca.Eu faço diferente.Agradeço muito por ter estado ali.E me compromento futuramente estar em melhor forma.O que lhe disse aconteceu.O seu espírito competitivo é do ambiente corrida.Ele não é do ambiente treino e não aceita aquela competição como treino pois a cabeça não assim traduz.É mais inteligente você começar absorver que a tendência é isso começar virar lugar comum, pois, querendo ou não nossa idade revelasse e nos empurra, nos segura, nos convence fisicamente que é preciso aceitar.E é disso que lhe falo. ACEITE-se não brigue empurrando essas estatisticas como se fossem apenas números.Elas são você.Apenas note e valorize o quanto que é prazeroso estar nas corridas.E viva! pOis esse é o melhor que acontece...abçs ! Nesse time de corredores somos camisa 10. E todos sabem que por nossa experiência precisamos e somos exemplos a seguir... por isso tenho todo o cuidado e respeito pela minha condição física... abçs

    ResponderExcluir
  2. Vincent, meu amigo.
    Aceitar a idade sem problemas. Mas em um ano fui de 1h23 à 1h36. Isto tem menos a ver com idade do que com condição de saúde. Mas irei diminuir o ritmo e curtir daqui pra frente, com certeza. A minha saúde está em primeiro lugar. Esta foi a lição que tirei disto tudo.
    Grande Abraço,
    Cesinha

    ResponderExcluir
  3. Amigo tome cuidado com a saúde, é preservar para ter mais lá na frente. a noticia boa é que voce não teve dores fortes. Bons treinos e Juízo menino! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Cesinha, cuide-se! Nos vemos em BsAs? Ou em Bsb no dia 07/nov?

    ResponderExcluir
  5. Cesinha, mesmo sendo seu 2º pior resultado, 1h36' é um baita tempo... Esqueça o tempo, correu, chegou, curtiu isto é mais importante que qualquer resultado..

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Cesar eu sabia das suas condiçoes fisicas e sabia que estava ali por amor ao esporte,realmente eu procurei o incentivar pois ao ve-lo correndo sabia que precisa de toda a força para correr(psicologicamente é péssimo correr abaixo do que tem capacidade) mas estava ali e terminou , pode ter certeza que num futuro proximo e ate ano que vem nesta mesma prova , isto vai ser uma pagina virada!! Altos e baixos na vida e na corrida porque não ?

    ResponderExcluir
  7. daee Cesinha... trotinho de 4'30''? Putz meu!! Hehehe que bom que as dores se foram, bom retorno aos treinos espero que melhores mais ainda para melhorar o tempo na meia!

    Abraço
    Tiago Antunes
    www.vodoismax.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela superação e pela prova , e melhoras.
    Um abraço e bons treinos !!!
    Fernando Moura
    www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Quem me dera fazer uma prova lesionado e com esse tempo...

    Espero que se recupere logo! E foi uma satisfação te encontrar lá na tenda.

    Abs e boas corridas!

    ResponderExcluir