07 abril 2011

meia maratona de Santiago - relato da prova

Resolvi contar a história somente quando retornasse ao Brasil, mas muita coisa foi mudando na minha cabeça desde a prova até este relato. Assim, sem o calor da hora, ele descreve a aventura da meia maratona de Santiago com as impressões já digeridas ou repensadas.

Chegamos, eu e Andressa, em Santiago no sábado pela manhã, deixamos as malas no hotel e fomos direto à feira da maratona, que foi organizada na Estacion Mapocho. Lá retirei meu kit, dei uma olhada nos stands e fomos almoçar no Mercado Municipal (sujo e caro), mas desisti logo.


Pra quem já viajou doente, com rinosinusite, chegar ao clima semi-desértico de Santiago, com 25% de UR, foi uma beleza. Se estava confiante no embarque, que apesar de tudo conseguiria correr bem, a confiança acabou em 10 minutos de ar seco. Cheguei, inclusive, a ficar temeroso de sequer conseguir completar a prova.

No domingo acordamos cedo, ainda escuro (o sol raiou as 7h30) e com frio, pegamos o metrô e rapidamente chegamos na arena da prova. Os caras são bem intencionados, mas lhes falta um certo savoir faire, o que em dado momento gerava uma sensação de caos. Esta é a impressão que ficou da largada.

Como o locutor da prova estava meio "perdido", anunciando,  ora que a largada da meia seria as 9h junto com a maratona, ora que seria as 9h15, fiquei esperto pois a largada poderia ser realmente as 9h.  A bem da verdade, se tinham os tais 28 mil corredores anunciados na edição de segunda do El Mercúrio, nem 15% iria correr a maratona ou a meia. Eram na maioria pessoas fazendo festa.

Antes de alinhar no gate fui ao banheiro químico e tive uma grata surpresa: estava impecavelmente limpo. E mais, ninguém se atrevera a urinar na rua, tampouco na largada. Ponto para a educação (ou repressão policial) chilena.

Tentei atravessar a rua (falando em "portunhol") para chegar ao lado correto da largada e fui barrado. Tentei novamente (falando em inglês) e o staff atenciosamente me explicou como deveria fazer, mas teria de dar uma volta enorme. Caminhei uns 20 metros e tentei novamente (falando em francês) e abriram o gate. Mentalidade colonizada versus jeitinho brasileiro.

Mas vamos ao lado B, ou seja, minha participação. Larguei, corri até o km 5 (20:10) e percebi que não aguentaria correr neste ritmo, pois estava todo congesto, e tirei totalmente o pé. No km 16 voltei a correr forte até a chegada, mas os kms trotados (4:40) no meio da prova custaram caro. Fiquei com uma sensação dúbia: fiz o que pude na condição que estava (ainda estou doente), mas com a saúde perfeita certamente correria abaixo de 1h24, o que daria uma excelente classificação. Se a prova largasse as 7h, rivalizaria com BsAs para obtenção de marca. Voltarei ano que vem para o tira-teima.

Resultado Final: 1:30:40  Classif. Geral: 164º  / Classifação M4044: 20º

18 comentários:

  1. Fala Cesinha.

    Se o francês não funcionasse vc ia tentar o que? Alemão, japonês, chinês? Eita homi troglodita! kkk

    1h30 pra quem tava passando mal não tá ruim hein! Acho que nem se eu estiver tomando anabolizante faço esse tempo! kkk

    Achei muito boa a tua decisão de escrever depois e não de cabeça quente. Qdo a gente tá com minhoca na cabeça, acaba escrevendo/falando besteira.

    Parabéns por mais um bom resultado.

    Abs,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  2. Cesinha,
    isso aí, o negócio é pegar um limão e fazer uma limonada! quantas pessoas podem pegar um avião e fazer uma prova em outro país? Não muitas. Somos todos vencedores. Seu tempo foi bom dadas as condições. Digo para você, porque para mim, por exemplo, eu estouraria uma champanhe he he você está treinando duro, uma hora o resultado que você espera acaba aparecendo.
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi, cesar!!!

    parabéns!!!
    por mais uma conquista! ainda não que não tenha sido a conquista que você esperava, seu desempenho foi maravilhoso! ainda mais pra quem correu com sinusite!
    parabéns!

    não sabia que o clima em santiago era tão seco... parece o de brasília....

    bjs
    e melhoras;)

    ResponderExcluir
  4. Olá Cesinha boa tarde,
    Estava esperando este relato para lhe retornar , primeiramente parabéns pela prova , nunca desista !!!. Estou seguindo seu treino dos 10 k, e me empenhando , estou assiduo no Bolão , já conheci o Gobbi e tem o João Toledo que também é seu amigo , em breve deverei conhece-lo . muito obrigado pela dicas e bola para frente meu amigo . abraços Fábio Pena

    ResponderExcluir
  5. Eu, como corredora lenta de grandes distâncias (21k pensando em 42k), vibrei com o seu tempo.
    Mas sei que ficar longe das metas estabelecidas é bem difícil. O bom é que as provas não saem de cena e dá para fazer um tira-teima no próximo ano.

    Parabéns pelo resultado e bons treinos! Nós também participaremos da Meia de Buenos Aires!

    ResponderExcluir
  6. Shigueo,
    Se soubesse falar em alemão, talvez atravessasse de liteira.rsrsrs
    Resolvi escrever depois porque a sensação inicial era de fustração, mas com o tempo foi passando...
    Gde abraço,
    Cesinha

    ResponderExcluir
  7. Sergio,
    Felizmente, para nós brasileiros, está cada vez mais fácil competir no exterior, especialmente no quintal de casa (América dos Sul). E existem boas provas no cone sul.
    Quanto ao resultado, chegar em uma meia, mesmo doente, e ver o cronomêtro já passado de 1h30, é um misto de vergonha e fustração. Queria gritar pra todo mundo: "Olha gente, eu estou doente, dêem um desconto, tá" rsrsrsrs
    Abs,
    Cesinha

    ResponderExcluir
  8. Elis,
    Oi minha amiga, super-maratonista!
    Realmente, competir com rinosinusite não é nada agradável. Penso ser desnecessário descrever detalhes escatológicos, mas você já deve imaginar...
    Abs,
    Cesinha

    ResponderExcluir
  9. Fábio,
    Que bom que encontrou o pessoal no bolão. Estarei sábado na malota, ao menos pra bater papo. Mas pretendo voltar a rodar, lá conversaremos melhor.
    Abs,
    Cesinha

    ResponderExcluir
  10. Drica,
    Quando treinava handebol, aprendi uma coisa com um técnico cubano: nunca pensar na bola já arremessada. Esta já saiu do seu controle, não volta mais... Você deve sempre pensar na próxima.
    Realmente, não fiquei feliz com o tempo, mas só me resta voltar e correr bem.
    Quanto a BsAs, estive na prova ano passado e gostei muito. Que bom que vcs irão também, vamos nos falando até lá.
    Abs,
    Cesinha

    ResponderExcluir
  11. É isso ai Cesinha! Agora é recuperar a saúde para a próxima batalha. Sucesso!

    ResponderExcluir
  12. ٠•●ॐ●• Namastê • ٠•●ॐ●•
    Bom dia Cesinha, Parabéns!!! estou passando para lhe desejar um maravilhoso final de semana cheio de boas energias e de surpresas agradáveis!
    Lírios de Paz!!!

    \o/ simbora correr!
    Bons treinos,
    Boas energias,
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_) meu transporte diário!

    ResponderExcluir
  13. Essa prova está na minha 'wish list'. A cidade é bem agradável.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Léo,
    Como vc bem disse, é bola pra frente!
    Abs,
    Cesinha

    ResponderExcluir
  15. Marli,
    Obrigado pela visita e pelo carinho.
    Bom fim de semana pra vc também.
    Abs,
    Cesinha

    ResponderExcluir
  16. Alessandro,
    Se a intenção é correr a meia, eu recomendo. Maratona com este clima é bem difícil.
    Abs,
    Cesinha

    ResponderExcluir
  17. Hola Cesinha, es muy interesante tener la perspectiva de un extranjero de la prueba de running, que se supone la más importante de Chile, he corrido en distintas pruebas de este evento al menos los últimos 5 años y he ido a la Maraton de Río, BsAs, NY, y claramente aún nos falta mucho en términos de organización para que los atletas tengamos las condiciones básicas para una una buena experiencia, en todos los aspectos que corresponden. Pero creeme que ha mejorado mucho, el año pasado hubo un problema con los chips que nos dejo a muchos sin tiempos oficiales, el año anterior se acabó la hidratación para los que corríamos 42k, bueno por lo menos esos aspectos este año no se produjeron. De todas formas nos encanta ver que nos visitan atletas de otros países, eso nos enaltece y nos hace creer que tenemos algo atractivo para nuestros amigos sudamericanos. Un abrazo. Ulises Jaque. 3h25min en los 42k.

    ResponderExcluir
  18. Ulises,
    Obrigado pela visita, ano que vem voltarei a Santiago para a prova. Abs
    Cesinha

    ResponderExcluir