24 março 2010

preparação


É cada vez mais comum nos blogs, twitter e outras redes sociais, pessoas postarem seus treinos realizados ou que intentam realizar. Entretanto, tais postagens, quase sempre, somente apresentam o treinamento físico, que é apenas um dos aspectos a serem trabalhados quando se trata de preparação para evento esportivo, no nosso caso, as corridas.

Basicamente numa preparação para corridas deve-se trabalhar a preparação física, a preparação técnica, a preparação tática e a preparação mental, tudo devidamente realizado dentro de uma periodização específica, conhecida como ciclo.

Para efeito puramente didático, farei a separação dos aspectos a serem trabalhados, embora , na prática, eles sejam trabalhados concomitantemente, num processo amalgamado. Também, para efeito conceitual e afim de dirimir dúvidas, irei definir o que é um ciclo de treinamento.

Primeiramente, é preciso saber que a periodização visa fazer com que o atleta chegue no auge de sua condição atlética na prova alvo. O ciclo pode ser dividido em macrociclos (períodos, como o período de base, por exemplo), mesociclos e microciclos (semanas). Por sua vez, cada microciclo pode ser dividido em sessões de treinamento, e cada sessão dividida em etapas ou séries. Por fim cada série pode ser dividida em estímulos, como no exemplo abaixo:

ciclo1: maratona PoA
macrociclo2: período competitivo
mesociclo3: abril
microciclo12: 05/04 a 11/04
sessão4: quinta-feira
treino1 (único): 15' trote + técnica + 7x 1.000m (i = 1:30 FC: 80-90% ou M= 3:30) + 15' trote
etapas: aquecimento, coordenação, intervalados, desaquecimento
séries: 2 estímulos 40m (anfersen, dribling, skipping, saltitos e acel. progressiva) + 7 estímulos de 1.000m

Durante as sessões, em etapas específicas, ou dentro das séries, há que se trabalhar conjuntamente os aspectos apresentados. Explico: Não bastará ao atleta estar fisicamente preparado, se ele desconhecer as técnicas de corrida que devem ser empregadas em aclives, declives, tangências e outros. Outro aspecto (tático) fundamental é o planejamento da prova. A que velocidade esta deve ser corrida, com pace contínuo ou não, em split positivo ou negativo... Conjugado a tudo isso, a preparação mental é importantíssima, sobretudo em maratonas. Resistir a dores, desgastes, sofrimento e outras intercorrências ao longo da prova, somente será possível se este aspecto foi bem trabalhado durante o ciclo de treinamento.

O atleta deverá sempre avaliar sua real condição durante e depois da realização de cada treino, para uma inferência precisa do que será capaz de realizar na competição.

Bons treinos.

6 comentários:

  1. Um ótimo post, boa são suas observações para preparação ideal. Valeu por todas as dicas assima mencionada. Grande abraço
    CorreGuto

    ResponderExcluir
  2. Boa Cesinha!
    Bora para #MaratonaPOA2010
    #tamujunto
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  3. @CorreGuto e @antoniocolucci Grato pelas visitas e comentários. #twittersrun

    ResponderExcluir
  4. Show de bola!!

    Tiago Antunes
    www.vodoismax.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Você está totalmente correto e sabe como ninguém que a força do pensamento precisa ser treinada também. Só que fazer isso é para poucos, pois a combinação mente + físico dolorido (Final de Maratona) só conhece, quem já passou pelos 30k. E o pensamento é treinado também pela "dor"... digo é necessário ensinar o corpo a suportar.. e apenas corredores experientes conseguem suportar os falsos pensamentos, os desmotivadores... pq as vezes a "dor" inexiste.. ela está na mente. Mas, como afirmo e vc deixou claro em seu post... essa diferença é uma linha tênue... abçs e obrigado pela opinião na poética...

    ResponderExcluir
  6. Vicent,
    Obrigado pelas palavras. Nós, corredores competitivos, como eu e você, sabemos decor essa lição. Nos vemos nas corridas por aí.
    E parabéns pelo seu blog, está excelente!
    Abs
    Cesinha

    ResponderExcluir